quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Justificativa do nosso Plano de Ação

A Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro é a escola pública que possui o maior público de estudantes das três redes de ensino presentes no município de Campo Bom. Representa, por isso, o maior potencial jovem produtivo de nossa cidade,jáque grande parte de nossos alunos do EnsinoMédioeTécnico estão empregados ou em vias de serem contratados nos diversos ramos da matriz produtiva de nossa região.

Ao longo dos anos, por motivos os mais diversos, a educação pública não conseguiu dar ao jovem o papel de protagonista de sua própria história, e, na maioria das vezes, à escola coube o papel de reprodutora da sociedade que a circunda.

Acreditamos que nossos alunos possuem os anseios e as qualidades necessárias para um protagonismo em suas famílias, em seus ambientes de trabalho, em seus espaços de convivência, e podem ser agentes da mudança estrutural orgânica de que necessita nossa sociedade, através de princípios éticos e ecológicos. No entanto, esse protagonismo encontra-se adormecido, seja pelo senso comum da mediocridade pós-moderna ou pelo apelo consumista e hedonista dos meios de comunicação.

O que queremos é despertar o nosso aluno. Despertar para uma vida de dignidade. Para uma vida de honestidade. Para uma vida de respeito pelo outro e pelo mundo. Finalmente, para uma vida de ação e reflexão, em que todos possam ser sujeitos da transformação como bem preconizava o educador Paulo Freire.

Nesse sentido, nosso Plano de Ação procura apresentar uma nova proposta de gestão para a Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro, a partir de uma proposta inovadora baseada na gestão democrática do ensino público e alicerçada numa pedagogia libertadora e emancipatória. Além disso, propõe-se a apontar melhorias estruturais que visam à melhoria dos espaços e dos processos educativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário